Criar um mapa no jogo em Cocos2D é fácil através do Tiled Map Editor.
A versão utilizada do Cocos2d-x é a 4.0.
Com ele é possível fazer mapas através da colocação de tiles (do inglês, azulejos) um ao lado do outro (horizontal) e em camadas (vertical, ou seja, com sobreposição).

Criando o seu mapa
Após baixar e instalar o Tiled versão 0.18.2 ou anterior no link do SourceForge, crie o seu primeiro mapa com as seguintes configurações:

Em pesquisa em fóruns da Internet, o formato da camada do tile – “Base64 (comprimido com zlib)” – permite armazenar as figuras usadas no mapa, sem a necessidade de copiar os arquivos de origem delas.
Após a criação do mapa, na seção “Camadas”, ajuste o nome da camada para, conforme segue:

Na seção “Terrenos”, insira o seu primeiro tile, clicando em “Novo Tileset”:

Depois de escolher uma imagem, clicar nela e, após, clicar nos quadriculados do mapa pra preenchê-lo:

Salvar como MeuJogo.tmx
Copiar o arquivo MeuJogo.tmx para o diretório DIRETÓRIO_DO_PROJETO\Resources
Na solução MeuJogo.sln do artigo anterior, alterar o código, conforme segue:
Arquivo HelloWorld.h
#include "cocos2d.h"
#include "2d/CCTMXTiledMap.h"
#include "2d/CCTMXLayer.h"
using namespace cocos2d;
class HelloWorld : public Scene
{
private:
TMXTiledMap *_tileMap;
TMXLayer *_background;
...
Arquivo HelloWorld.cpp
bool HelloWorld::init()
{
_tileMap = new TMXTiledMap();
_tileMap->initWithTMXFile("MeuJogo.tmx");
_background = _tileMap->getLayer("Background"); // mesmo nome que colocou em "Camadas" no editor "Tiled"
this->addChild(_tileMap, 0);
return true;
}
O próximo artigo será sobre criar um mapa em duas dimensões Isométrico no estilo do jogo Age of Empires(R) ou jogos do gênero.
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